segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O TEMPO NÃO PÁRA !

Olá Pessoas !
Depois de exatamente um ano (último post em 24/12/2011), senti o dia de hoje como muito propício para uma nova postagem no Blog "Melhoria Contínua na Prática".
Aproveito as palavras do poeta para pensar nem que momento e esse que vivemos.
Engraçado, passou o 21 de Dezembro de 2012, e o mundo não acabou ! rsrsrs
Como disse o Mestre Roberto Shinyashiki em sua página oficial do facebook, na última sexta-feira: "Espero que acabe o mundo  de hipocrisias e fique somente o mundo de amor e respeito". Foi um ano sensacional, de muito trabalho, muitas batalhas e Graças a Deus, de muitas vitórias também !
Esse 2012 exigiu muito de todos Nós.
Exigiu muito de nossos esforços, de nossos conhecimentos, de nossa paciência e de nossa saúde, mas Nós sobrevivemos !! Um brinde e uma salva de palmas para Nós mesmos !
Pelo menos para mim, foi um ano de muito crescimento e de experiências ótimas.
Tive a oportunidade de conhecer um outro lado do meu Brasil, tendo trabalhado entre os meses de janeiro e julho , em Imperatriz no Maranhão (a quase 2300 km de casa ! ), o "Portal da Amazônia", já ouviu falar ? É outro Brasil !  Atuei lá, como Consultor de MASP  (Metodologia de Análise e Solução de Problemas) numa usina de processamento de leite, na divisa com Tocantins, muito próximo do Pará, no chamado "Maranhão do Sul".  Colégios Técnicos e Universidades, particulares, estaduais e federais trazem à cidade, pessoas de todas as localidades próximas que buscam crescimento pessoal e profissional, destacando o município como diferenciado no estado e na região onde se encontra. O trabalho deu frutos, economizou recursos, melhorou a racionalidade das atividades e a qualidade de vida das pessoas no trabalho. Pois é, o mundo é muito grande, e quanto mais conhecemos, quanto mais coisas descobrimos, mais temos a dimensão do quanto somos pequenos e provavelmente não sabemos mais do que "um milionésimo" de tudo que podemos aprender se tivermos humildade e perseverança. Humildade é importante, pois trata-se de saber que sempre temos algo a aprender.

Perseverança, pois nenhum caminho é somente plano, e reto. Todos os caminhos oferecerão dificuldades e obstáculos, e a diferença entre o seu sucesso e a vida das pessoas comuns, é a rapidez com que nos levantamos após os tombos, uma vez que esses são inevitáveis, mas com o tempo, aprendemos a "cair diferente" e a nos levantar cada vez mais rápido pois sabemos, o tempo não pára.
Contratado pelo SENAI de Jundiaí (http://www.sp.senai.br/jundiai/WebForms/default.aspx trabalhei na formação de Multiplicadores e Auditores Internos de 5 Ss na Coca Cola FEMSA (http://www.femsa.com/pr/business/coca_cola_femsa/brasil.htm - Unidade de Jundiaí - 1,4 Bi de litros/ano) e na Amcor Rigid Plastics (http://www.amcor.com/businesses/rigid_plastics/pet_brasil_2.html
Ferramentas simples, propondo diferenças significativas nos processos de gestão e na vida das pessoas, foi muito bom poder ter trabalhado por isso nesse 2012.
Pude viver uma experiência muito interessante: realizar um sonho de adolescência. 
Quando começamos a estudar no SENAI como aprendizes (no meu caso foi em 1986) criamos um admiração enorme pelos equipamentos e instrumentos utilizados para controles, bem como por suas marcas. Em 2012 pude realizar meus primeiros treinamentos como docente no Instituto Mitutoyo (http://www.mitutoyo.com.br).
Pude vencer um desafio de anos, tendo iniciado meu MBA na FGV. Terminei a Universidade em 1997 e desde então, nunca parei de estudar, mas não tinha ainda voltado aos bancos acadêmicos. Na unidade Jundiaí, é com muita alegria que só tenho a agradecer aos companheiros da Turma GPQ04  do Mestrado Lato Sensu em Gestão da Produção e Qualidade. Mais uma prova de que as mudanças não acontecem na vida da gente sem esforços e na verdade não há reforma sem quebra de paredes (e paradigmas).
O Grupo Sol da Cidadania continua firme na sua batalha. Continuamos com as melhorias , já funcionam as Oficinas de Artesanato e o Grupo começa a ser visto como um ponto de encontro da comunidade. Temos certeza que 2013 trará ainda mais desafios e vitórias a esse Grupo de "Heróis da Resistência".
UFA!
Depois de um ano, é muita coisa prá dizer, não é mesmo ?
Mas isso é só o início do retorno !
Nos falaremos mais nesse próximo ano, contaremos histórias de mais pessoas que estão trabalhando por um mundo melhor !
Desejo a Todos, que suas Famílias possam estar em harmonia e reunidas nesse Ano Novo e que em 2013 continuemos fazendo a diferença por  onde passarmos.
Um imenso abraço na alma e um beijo no coração de cada um de Vocês !
Até logo !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário